23 abril 2004

Ortografia e Gramática

Ultimamente eu tenho me policiado melhor quanto a ortografia enquanto digito textos na internet. Nem sempre são textos importantes, a maioria totalmente informais ou bate-papo mesmo. Tenho notado erros simples, falta de acentuação e letras trocadas no meu texto e na maioria das vezes eu volto para corrigir. Antigamente eu deixava de lado e esquecia, devido a informalidade. Mas no dia que eu comecei a digitar um trabalho para a faculdade e botei um "tb" ao invés do também, eu fiquei preocupado.

Um erro que eu tenho cometido muito é colocar vírgula antes de "e". Eu sei que não tem, mas nas minha cabeça existe uma pausa na frase, e eu fico com vontade de colocar. é uma coisa automática mas que eu acabo notando no momento que escrevo. Quase inconsciente.

Erros gramaticais são os que mais me intrigam. Eu fico pensando se determinada frase está certa e acabo perdendo a linha do texto. Erros ortográficos eu venho cometendo menos, mas as vezes eu deixo escapar uns erros muito grotescos, principalmente quando eu estou com muito sono ou cansado.

Mas eu estou me policiando...