25 junho 2004

Clássicos

Publicado originalmente em Maio de 2003 no Relativo A Música, revisado e republicado aqui.

Eu acho que to ficando velho... Eu explico...

Tava eu, andando de ônibus, transito meio engarrafado... Dois meninos, de uns 12 anos +ou-, voltando do colégio, numa discussão empolgada: "Nirvana é clássico!! Não tem comparação com as bandinhas que surgem hoje. Mas o bom mesmo é Smashing Pumpkins!! Esse é mais clássico que Nirvana!?.

Minhas observações quanto a isso. Eu ouvia isso quando era muleque... Nirvana era a novidade, um cabeludo que gritava, pulava, se jogava no palco, fazia uns sons super pesados, cheio de distorções, e que os jovens adoravam. E eu cresci ouvindo o clássico, achando que era super moderno. Com o tempo, os clássicos dos anos 90 começaram a ficar mais escassos, poucos espécimes de música realmente me agradaram, e eu fui voltando no tempo. Tornando-me mais velho, de uma certa forma. Passei por Iron Maiden (não tão clássico, mas era a onda da mulekada) Led Zeppelin, Queen, Stones, Pink Floyd. Para mim, com uns 15 anos, isso era o clássico. Mas eu envelheci... recuei mais um pouco no tempo, hoje BB King, Clapton, John Mayall e Bob Dylan são os clássicos pra mim.

Um pouco estranho ver os adolescentes de hoje, começando a criar o seu gosto musical, e se apoiando em fundamentos "clássicos" de qualidade musical. O que isso demonstra? Se os jovens, que são a massa consumidora de música, não estão ouvindo os lançamentos, então tem algo errado na indústria da música. Pelo menos os jovens estão pensando antes de ouvir, o que é um bom sinal. Chega de festa de criança tocando Bonde do Tigrão, e as crianças se divertindo com isso. Porque não colocar um Punk-Rock pra criançada pular, e um Parabéns pra Você num solo de guitarra? Não seria mais justo com as crianças?

Eu acho que ainda vou viver pra ver o dia em que os jovens vão sair pelas ruas com Bach, Vivaldi, Chopin, Strauss ou Bethoveen tocando nos seus CD-Players... Isso sim é clássico...

Música recomendada de hoje: - Eric Clapton - Lay Down Sally

Nenhum comentário:

Postar um comentário